fbpx

HD Especialidades Odontológicas

Reabilitação Oral

Consiste na reunião das áreas da odontologia direcionadas à recuperação das funções bucais, através de diagnóstico, planejamento e execução corretos.

Para ser alcançado sucesso na reabilitação oral é importante um diagnóstico perfeito através de exames clínicos intra-oral, extra-oral e, se necessário, exames complementares.

Na fase de execução, primeiramente, realizam-se as bases da reabilitação, que compreendem o restabelecimento da saúde gengival, extrações dentárias (dentes condenados), tratamento de canal, restaurações anteriores e posteriores.

A reabilitação provisória do paciente é o próximo passo do tratamento, através de utilização de próteses provisórias fixas e/ou móveis e implantes, quando indicado mais suporte.

Executada a reabilitação provisória é possível analisar todos os aspectos positivos e negativos do trabalho realizado e, assim, aperfeiçoá-lo, na fase de tratamento final, tanto em termos funcionais quanto estéticos.

O sucesso da Reabilitação Oral depende, também, da cooperação do paciente na manutenção da saúde bucal, realizando retornos regulares ao cirurgião-dentista e mantendo as recomendações quanto à higiene bucal.

É importante lembrar que o paciente deve esclarecer suas dúvidas com o profissional quanto ao planejamento da reabilitação. Naturalmente existem situações que apresentam limitações. Mas tenha certeza de que no final do tratamento haverá uma diferença bastante positiva na sua vida.