fbpx

HD Especialidades Odontológicas

Bichectomia

Bichectomia

A Bichectomia é uma técnica é utilizada desde a década de 1980 em diversos países, porém no Brasil é uma novidade que o Hospital do Dente traz para você.

Na região da bochecha existe uma estrutura gordurosa chamada Corpo Adiposo Bucal conhecida na anatomia como Bola de Bichat.

Algumas pessoas possuem essa estrutura aumentada podendo trazer um formato arredondado ao rosto.

Em alguns casos, o volume da Bola de Bichat leva o paciente a mordiscar a própria bochecha durante a fala e a mastigação.

Como a Bola de Bichat é uma gordurinha que dificilmente diminui mesmo se o paciente emagrecer, o tratamento para a harmonização estética e funcional se dá pela remoção cirúrgica de parte do volume da Bola de Bichat.

O procedimento é realizado pela parte interna da boca e pode ser feito com anestesia local.

Saiba mais sobre a Redução Estético-Funcional das bochechas, agende sua consulta. Será um prazer recebe-lo.

Perguntas frequentes sobre Bichectomia?  

Quais os riscos da Bichectomia?

Apresenta riscos mínimos ao paciente. Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas felizmente raras (lesão de nervo, assimetria)

Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia?

A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Como se dá a recuperação após a Bichectomia?

Em geral, os pacientes apresentam um pouco de edema (inchaço) nas bochechas nos primeiros dias. A aplicação de gelo já nos primeiros momentos depois da cirurgia diminuem as chances de inchar.

Caso o inchaço aconteça, não se preocupe! Ele vai diminuindo com os dias e desaparece em alguns dias.

O desconforto pós-cirúrgico ou a dor são tranquilamente controláveis com a medicação adequada (anti-inflamatórios e analgésicos).

Os cuidados com alimentação e higiene bucal também favorecem a recuperação.

Repousar, evitar exposição ao Sol, não abrir muito a boca também ajudam.

 

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?  

Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção.

Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim?

No HD, o profissional especializado avaliará e indicará o melhor tratamento para o seu caso.

Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox).

Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipoaspiração dessa região.

Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.

Curiosidade: Este nome curioso é dado devido ao anatomista e fisiologista que descreveu oficialmente o Corpo Adiposo Bucal durante o século XVIII, Marie François Xavier Bichat. Como a descrição da remoção cirúrgica de uma estrutura ou parte dela recebe a terminação “ectomia”, adotou-se o nome “Bichectomia” para a remoção cirúrgica da Bola de Bichat.