fbpx

HD Especialidades Odontológicas

Pacientes Especiais

São indivíduos que apresentam desvios do padrão de normalidade de sua condição física, mental, orgânica e/ou de socialização. Essa condição pode ser de caráter transitório (ex: gravidez) ou permanente (ex: paralisia cerebral). O cirurgião dentista que atende pacientes especiais deve conhecer as características e particularidades desses indivíduos.

O bebê especial deve ir ao dentista mesmo antes da erupção do 1º dente de leite, para que o profissional institua um programa de prevenção à cárie e outras doenças bucais.

Pacientes especiais, muitas vezes, têm características bucais específicas, como dentes com anatomia deficiente ou falta (agenesia) de alguns elementos gerando uma mordida ineficaz (má oclusão).

Os problemas mais comumente encontrados são cáries e doença periodontal, sendo que esta decorre de problemas de ordem local, geral ou medicamentosa (anticonvulsivantes).

Os métodos utilizados para o tratamento dos pacientes especiais não podem traumatizá-los. Exigem um cuidado diferenciado, devendo sempre ser atendidos com ajuda de auxiliar habilitado.

Pacientes Especiais - HD