fbpx

HD Especialidades Odontológicas

Prevenção

A escovação dentária e utilização do fio dental são medidas preventivas, presentes no dia-a-dia das pessoas, mas, muitas vezes, não são realizadas de forma correta.

Em relação à escova dentária, a recomendação é que seja trocada a cada 03 meses, devendo ser guardada seca, o que diminui a proliferação de germes. A escova nova é 30% mais eficaz que uma idêntica usada por algum tempo.

Alguns detalhes fazem diferença na escolha da escova dental, prefira as de cabeça pequena por possuirem maior alcance, com cerdas macias que limpam sem machucar e de mesma altura (trabalham juntas).

A pasta de dente é acessório de valor considerável na escovação, ajudando a movimentação da escova e aumentando o bem estar, propicia hálito agradável e, contém flúor, que remineraliza (fortalece) os dentes.

O fio dental é de suma importância para prevenção de cáries e inflamações gengivais, devendo ser usado após as refeições.

As crianças não devem usar pastas fluoretadas, pois ingeridas diariamente, causam excesso de flúor no organismo, o que pode acarretar uma doença que mancha e fragiliza os dentes, chamada de fluorose.

Ao cuidar da higiene bucal você está investindo na saúde de todo seu organismo.